22/12/2012

Avô Shrek

As voltas e reviravoltas da vida, dão-se para nos endireitar ou mostrar um caminho qualquer que podemos levar como certo ou melhor para nós. Há umas semanas atrás prometi a mim mesma que ia apagar qualquer dor que pudesse surgir por ter ido embora... 

Prometi e cumpri, mas não consigo não falar sobre isso a maioria das vezes e não consigo não contar como foi maravilhoso ter alguém como o avô ao meu lado durante 21 anos. E também tenho vontade de lhe contar a si tudo o que tem acontecido e tudo o que ficou por dizer e de a seguir apertá-lo num abraço com tanta força que não o deixasse desaparecer. Tenho saudades. Daquelas em que apetece arrancar o peito para não sentir mais. quando fecho os olhos lembro-me das suas gargalhadas e tenho vontade de o ouvir vezes sem conta... também me riu muito com isso. Não sei se vou conseguir largar as recordações e na verdade não quero, não quero apagar nada. Não quero apagar as fotografias, o medalhão do meu colar, as massagens nos pés (irónico como eram as melhores massagens), o riso, as parvoíces, o apoio, o amor, o lugar na mesa, o lugar na casa, o lugar no coração. Tenho saudades. Não fico triste, é verdade. Estou ligada a si como antes, temos uma boa telepatia que ainda guardo comigo. Sabia bem ouvi-lo dizer-me que eu sou mais forte do que mostro, que eu sou mais desenrascada do que pareço e que só gosto de amor á minha volta como se fosse uma muralha que não deixa entrar ódio nem o que é feio. Percebi o que é importante, vi e senti que o mais importante é exactamente isto, termos laços, fazermos laços, amarmos e vivermos esses laços, e especialmente, aprendermos a preservá-los... ainda que se forem valiosos se preservem sozinhos sem termos que fazer muita força para os manter. Continuo a acreditar no amor, avô. No que é inviolável, ultrapassa tudo e nos torna unidos. Vou continuar a procura disso porque me ensinou a fazê-lo. Tenho saudades. Mas hoje, hoje vi-o em mim: Manter a cabeça para cima e o coração forte, é assim? Porque os bons amigos, de coração puro, são preciosos... e aqueles que passam por nós não vão sós não nos deixam sós. deixam um pouco de si, levam um pouco de nós. Saudades do meu avôzinho shrek.

1 comentário: